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RECLAMAÇÕES:

Na ocorrência de uma reclamação de cliente ou outra parte interessada, o setor de Vendas registrará esta reclamação em um RE-012D - Reclamação de Cliente. Este registro é analisado pela Gerência do Laboratório e caso a reclamação seja pertinente, define-se a correção imediata, a causa primária e a ação corretiva necessária para a eliminação do problema relatado.

 

Após o período adequado, é avaliada a eficácia da ação tomada. São mantidos registros de todas as reclamações, análises e ações corretivas implementadas.

 

As conclusões a serem comunicadas ao reclamante são analisadas criticamente e aprovadas por indivíduo(s) que não esteja(m) envolvido(s) nas atividades de laboratório originais em questão.

 

O reclamante será informado das ações corretivas. Quando a não-conformidade gerar dúvida quanto ao sistema de gestão, as atividades envolvidas deverão ser auditadas e as ações corretivas tomadas imediatamente. Nesta etapa os trabalhos são acompanhados pelo Responsável Técnico e da Qualidade.